quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Algumas verdades sobre o Asperger

Ok... Estou escrevendo hoje para falar sobre alguns mitos que as pessoas criam sobre a Síndrome de Asperger e que não são verdade. Vamos lá? Ok... Lá vai!

1º de tudo, aspies PODEM possuir mania de perseguição. Um asperger pode ficar "viciado" por qualquer assunto. Assim que ele se sente de um modo, ele não tira aquele sentimento facilmente. A partir do momento que um aspie percebe ou é informado que alguém o persegue de alguma forma, ele vai sempre imaginar que essa situação tenda a repetir-se, mesmo que não se repita. Aspies não costumam olhar à sua volta, então, como não podem ver, imaginam devido ao medo obtido pela perseguição.

2º ponto, aspies possuem dificuldades de olhar as pessoas nos olhos? Possuem, mas nem todos. Alguns aspies aprenderam a contornar esse problema. Vou falar do meu exemplo: Eu não olhava para quem eu falava, até que um dia eu estava conversando com uma amiga e perguntei "se nossos olhos só podem olhar para um ponto fixo de cada vez, como podemos olhar os dois olhos ao mesmo tempo?". Ela me respondeu "bem, normalmente nós olhamos para apenas um olhos ou para o espaço entre os olhos. Faz o mesmo efeito". A partir, desse dia eu aprendi a escolher um ponto fixo próximo aos olhos para conversar com uma pessoa, ou um ponto atrás dela, mas próximo de sua cabeça. Hoje já consigo olhar algumas pessoas nos olhos sem tanta dificuldade (na maioria do tempo).

3º, Aspies não possuem desenvoltura social? Verdade... Infelizmente, o asperger é como uma "cegueira social". As pessoas com asperger possuem problemas sociais, mas nem sempre pelas mesmas dificuldades. Eu mesma tenho um irmão com asperger. Enquanto eu tenho problema em mentir e em ser falsa (fingir que gostei de algo e/ou esquecer de um assunto e fingir estar bem) e uso como valvula de escape a fulga para a diversão cultural solitária (desenhar, escrever...), ele tem dificuldade em se expressar (ele é muito tímido) e usa como valvula de escape a agressão. O mais engraçado é que eu consigo abordar pessoas facilmente na rua e consigo me expressar bem, mas não sei o momento certo para falar as coisas e nem como reagir aos estimulos sociais (às vezes também sou repetitiva e monótona). Já meu irmão não fala e nem escreve bem. Ele é muito repetitivo, monótono e possui grandes dificuldades em saber quando deve parar de falar sobre aquele assunto. Ele esconde facilmente quem ele é, passa por bonzinho na frente dos outros com grande facilidade e me faz parecer a implicante (sendo que ele que gosta de me tirar do sério e eu, como sou estressada, caio na dele e passo por briguenta).

4º, aspies são gênios? NÃO! Me responda uma coisa: Se você fica obcecado por uma coisa e fica só pensando naquilo e pesquisando sobre aquilo e praticanto... Você não vai se tornar ótimo naquilo? É isso que acontece com o aspie. Não que ele não possa ser um gênio. Pode! E até deve! Todos deveríamos ser gênios, mas não é isso que ocorre. Meu psicologo atende MUITAS pessoas com asperger e ele me contou que NENHUM dos pacientes dele possuem genialidade. O aspie apenas fica obcecado por um determinado assunto ou atividade e, naturalmente, torna-se o melhor. Pois com esforço e vontade, todos podemos ser "gênios" em algo. Esse caso de "genialidade" aspie é o maior exemplo de "força de vontade" (porque nem sempre é por vontade própria que se tem essa obceção). Eu mesma entendo muito sobre o Japão, mas nunca estive lá, nunca li um livro sobre o Japão. Tudo que sei eu aprendi lendo na internet, conversando com japoneses e vendo desenhos japoneses. Na internet também aprendi origamis e comecei a copiar os desenhos e aprendi a fazê-los sozinha. Não sou uma gênia, sou apenas uma pessoa sem amigos e que tem muito tempo livre para ir atrás de minhas obceções e me aperfeiçoar, pois isso me causar prazer. Um aspie pode ter mais de uma obceção, nada impede. E enquanto essa obceção lhe causar prazer, o aspie vai atrás dela e vai ser cada vez melhor em relação a ela.

5º, pessoas com Síndrome de Asperger são retardadas? NÃO!!!! Nem pessoas com Síndrome de Down são! Imagina os aspies! Um aspie não é aquele que fica distraído olhando para o céu o tempo todo feito um bocó e muito menos aquele que fala feito uma pessoa com a língua inchada e baba pela boca. Eu sou totalmente normal (externamente). Já locutei em rádios, já apareci na televisão, sou cantora, modelo e estudante de direito da universidade. Uma pessoa que faz tudo isso sem que os outros notem que ela tem asperger é anormal?? Não acredito nisso. Até hoje não vi UM aspie "retardado", aqueles projetos de aspies que vemos em documentários não são só aspies com certeza. Eles normalemnte possuem mais algum problema, ou um grau de asperger MUITÍSSIMO elevado e/ou tiveram uma criação muito errada. Nem todo psicologo sabre tratar de um aspie e a terapia errada pode destruir a vida de uma pessoa com síndrome de aspeger, pois o aspie leva as afirmações das pessoas que ela confia muito a sério, chegando a "incorporar" as habilidades elogiadas pelos outros e a sofrer quando não satisfaz as expectativas alheias.

Bem... Essas forão algumas "verdades" sobre o asperger. Não dá para dizer que qualquer verdade é uma verdade absoluta, pois não existem verdades absolutas em um mundo de fatos mutáveis. Ainda mais no ambito cerebral, onde tudo pode ser mudado ao longo da vida. Asperger não tem cura, mas as pessoas podem crescer e aprender a lidar com a doença para o convivio mais harmônico em sociedade.
Espero ter ajudado. Até a próxima.

10 comentários:

  1. oi. eu sou asperger, descobri recentemente pela internet. eu fiquei meio em duvida antes, porque li em alguns lugares que aspergers eram muito inteligentes, mas ainda bem que não é verdade, ou me sentiria excluida até dos aspies.

    ResponderExcluir
  2. e se a família nunca souber que o filho é aspie? isso poderia prejudicar de alguma forma? é normal os aspies poderem disfarçar sempre a sua condiçao mesmo entre a própria família durante toda a vida ou nao dá para disfarçar todo o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Aspie. A minha família não sabe nem que é a síndrome.
      Mas a minha mãe diz "você tem que sair mais" e estranha porque eu não gosto que entrem no meu quarto.
      E o meu irmão me chama de estranho...
      E fica nisso. Mas eu estou bem. Tenho namorada e ela não sabe, mas temos problemas, ninguém me entende. Mas se ela não me entende fica... chato. O melhor a fazer é contar para as pessoas de confiança ;)

      Excluir
  3. Carol: Não se preocupe! Sou burra! KKKKK! Brincadeiras à parte, é como já disse e seguindo um racíocionio fica meio óbvio. Asperger ssão "viciados" em algo e procuram aperfeiçoar-se naquilo então a acabam sendo "Gênios" nisso. Mas isso são casos. Não é necessário ter só uma paixão e nem se dedicar totalmente a ela. Eu por exemplo tive vários "vicios" e sou mt boa neles, mas nunca cheguei a ser extraordinária... Apenas aprendi a desenhar e fala um pouco de japonês sozinha e estou trabalhando em um livro, mas meus desenhos não são bons, minha escrita é horrível e meu japonês mal quebra o galho... Não se preocupa, nada é definitivo e Asperger não é física p ter leis exatas.

    ResponderExcluir
  4. Maria: Pode prejudicar e muito. Pois os pais podem querer cobrar do filho algo que não lhe é capaz. Minha mãe por exemplo sabia que eu tinha, mas achava que o grau era bem menor do que é. Enquanto meu irmão tem um grau muito leve, mas por seu temperamento ser diferente, foi diagnosticado com um grau pior que o meu (o que foi revelado mentira anos depois). Minha mãe sempre facilitou mais para ele e cobrou mais de mim. E mesmo sabendo do asperger, ela nunca o compreendeu. Então cobrava e brigava por coisas sem sentido como o fato de não termos amigos ou de não sairmos de casa. Ainda tenho pesadelos com a minha mãe brigando comigo por coisas que eu não era capaz de fazer. Mesmo hoje eu sinto como se eu fosse uma vergonha para a humanidade. Esse é um peso que muitos Aspies carregam em suas costas e não podem dividir com mais ninguém. Especialmente os que mantém isso em segredo como eu. É muito doloroso saber que lá fora seriamos tratados como retardados ou incapázes, ou seria cobrado de nós mais do que o necessário pela expectativa (leviana) de que fossemos gênios.
    Não sei se seria bem disfarçar, mas as características aspies podem ser suprimidas se a criança adota um certo tipo de aprendizado das leis sociais. Ela caba agindo de uma certa forma naturalmente, mas algumas podem soltar aqueles velhos momentos aspies. Não é uma lei exata. Nada na cabeça humana é exata, muito menos na de um aspie.
    Até descobrir o asperger, eu conseguia disfarçar até bem certas coisas, mas depois de descobrir eu cai em uma fase meio rebelde e parei de me importar. Hoje eu não sei mais disfarçar algumas coisas e segurar alguns impulsos, mas estou reaprendendo. Tento.

    ResponderExcluir
  5. Olá Voice,
    o meu nome é Paula e eu sou doente de Asperger, e e adorei ler o teu blog, obrigada por partilhares sei que já escreveste este post há muito tempo mas eu só tive o privilégio de o ler hoje 05/11/2011

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto... Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho 16 anos e sou portador da Sindrome de Asperger. No período da minha adolescência comecei a sofrer mais com esta sindrome, porém eu não sabia exatamente o que eu realmente tinha, pois não gostava e ainda não gosto de sair de casa, por muitas vezes quando vou repassar alguma informação, realizar alguma atividade de trabalho ou até mesmo ir ao supermercado eu cometo erros bobos. Até consigo ter alguns amigos, graças a ajuda do meu irmão e da minha irmã. Sou o mais velho, e sinto que sou mais dependente dos meus irmãos mais novos do que eles de mim. O pior de tudo é saber que a própria família não consegue entender meus pensamentos, eles falam que tenho a mente bastante fechada, tenho que sair mais, ir aos lugares e tal.. Falo para eles sobre minha sindrome, só que estes não se interessa em pelo menos em pesquisar sobre o assunto, tanto é que sofro muito com os meus pais pelo fato deles não compreender e também por nem saber do que eu tenho.
    Tenho uma excelente memória, onde lembro de fatos que aconteceram ainda no início da minha infância, me recordo a quase todos momentos vividos em datas, e possuo uma enorme facilidade em memorizar livros inteiros.
    Muitas pessoas sofrem ao descobrir um determinado distúrbios, sindromes, doenças e vários outros. Mas a melhor forma de aprender a lidar, é realmente aceitar aquilo que realmente tem. E prefiro ser assim do jeito que sou do que uma pessoa neurotípica.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Eu sempre me senti diferente dos outro como se fosse de outro planeta!
    Neste momento estou com uma depressão mas sinto que há algo mais e li sobre asperger no feminino e me identifico. Tudo que você escreveu me fez pensar pois me identifico em muita coisa. Será que devo falar sobre isto com a minha psicóloga?

    ResponderExcluir
  9. Interessante, descobri que tinha a síndrome buscando tratamento para meu filho que tem um leve especto de autismo, descobri que o meu era bem mais acentuado e fiz alguns testes indicado pela psicóloga, parece que se abre uma janela e descobrimos o motivo de muitas ações e fatos ocorridos em nossas vidas. Infelizmente não tenho com quem conversar abertamente mas, em meu mundo pessoal, busco alternativas.
    Excelente texto.

    ResponderExcluir