terça-feira, 5 de abril de 2011

Sentimento Aspie

Acho que pior do que você ser algo, é você se sentir como tal. Seja uma puta, um vagabundo, retardado, ladrão ou na mais "leve" das hipóteses um asperger.
Hoje eu me dei conta que o que me faz sofrer mais do que ser uma Aspie é me sentir uma aspie. É engraçado isso porque o fato de me sentir anti-social, incompreendível, diferente, me faz atenuar tais características. Acho que o pior veneno para um aspie é ser incompreendido ao ponto de não ter com quem falar ou quem o console. Nesse momento o aspie se sente o mais aspie de todos.
Hoje eu passei o dia me sentindo no meio do inferno, triste, até me revoltei um pouco. Essa última semana tem sido toda assim, mas pior que isso é ver que estou magoando todos com minhas ações. Mesmo que eu fale, nem sempre falo intencionalmente, muitas vezes falo por impulso, na raiva mal pensada (que é frequente no dia-dia aspie)... E por ser orgulhosa acabo tendo que acatar e confirmar algo que mesmo depois venha a mudar de idéia para não passar por infantil e volúvel, mas por persistir em uma idéia muitas vezes tola, acabo passando por mais infantil ainda.
É muito complicado o mundo na minha cabeça. Muitas vezes eu queria me jogar da tão tentadora janela do meu quarto (moro no 14º andar) e acabar logo com tudo, mas muitas vezes chorei pensando que apesar de ser apenas mais um peso para o mundo eu queria viver e aproveitar tudo que posso.
Em um minuto estou querendo viver o máximo que posso e no outro minha vontade de viver some como roupa de marca em queima de estoque...
Todos esses sentimentos loucos só criam confusões em minha cabeça e me fazem me odiar muito e me sentir anormal. O pior de tudo é que para mim os outros é que são anormais. É complicado e esse sentimento cresce mais e mais e me faz sentir-me um lixo.
Resumindo: Asperger é uma droga, mas pior que isso é o sentimento que ele gera.
Bem... Não tenho dica hoje... É minha primeira postagem desde setembro do ano passado e LOGO HOJE não estou me sentindo bem e amanhã tenho prova... Então vou nessa. Obrigada a todos que estão lendo e espero que continuem lendo. Fico feliz de não estar "falando" sozinha. =) Xauzim.

10 comentários:

  1. Voice...

    A verdade é simples, você só sofre porque não se aceita. Aqui vai um pouco da minha história em consideração ao seu blog:

    Profissionais da area da psique me rotulavam de forma muito incongruente a minha verdadeira pessoa, me sentia bastante confuso e perdido, sofri bastante, depressão era o de menos, suicidio só pensava, se eu tivesse tido certas oportunidades eu se brincar teria feito algo, mas o que eu quero dizer é simples e direto, quando eu descobri essa palavra que me resumia de forma prática, eu fiquei muito aliviado, de inicio neguei como um reflexo traumático da época dos diagnósticos errôneos, mas quando eu realmente vi que não tinha o que fazer, não havia escolha - até porque nunca houve - eu fiz o mais sensato a se fazer, aceitar... O lado ruim é na verdade péssimo, isso é, mas mesmo assim é lindo, é o que nos torna totalmente especiais nesse mundo cheio de gente superficial e cega, como Temple Grandin diz: Se não fosse o autismo na árvore genealógica da humanidade, o homem ainda estaria na caverna sem fogueira.

    É sempre um alivio encontrar um aspie, mesmo na história, eu fiquei maravilhado em saber que Einstein possivelmente era, Tesla, Freud, Jung, Newton, Gauss, nossa... Sócrates! Bill Gates, isso me motiva, isso mostra que não estou em vão aqui, e é este o meu conselho para você, aceite o que você é e como Sócrates disse: Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses!

    P.S:
    Foi bom encontrar você, seria bom também te conhecer, caso queira me avise.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. cara, k alivio encontrar voces, minha vida toda eu sempre soube que havia algo de errado ou diferente em mim, o pior é que ninguem nunca se preocupou (meus pais), agora depois de diagnosticado aspie aos 23 anos percebo tudo, todo meu passado, meus ganhos e minhas perdas, agora que tenho o meu manual de usuario fica mais facil.

    ResponderExcluir
  3. descobri 15 de julho, agora recente que meu neto tem a sindrome de asperger, depois do diagnostico, procurei ler tudo sobre o disturbio. o engraçado, e que, analizando algumas atitudes de pessoas consideradas nomais vi bastantes semelhanças com modos aspies.
    confesso que estou apaixonado por esse novo mundo que descobri e quero desbrava-lo junto com o meu aventureiro e querido e amado pepe, jamais se deixe abater, voce e forte, jamais baixe a cabeça, pois o ceu e o limite, jamais procure a terceira via, siga em linha reta. e por fim, nos somos normais nesse mundo de anormais, cuja mola propulsora e a mentira a ironia e sobretudo o prazer de machucar os outros.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente você tem razão, ser asperger é uma droga. Você sempre irá ser rejeitado pelos outros, ser taxado de tudo quanto é nome, de louco, retardado e por aí vai... , além disso as pessoas nunca irão compreender você, e a sua qualidade de vida será sempre menor do que uma pessoa neurotípica (normal). Mas uma das coisas que mais me entristece nessa vida é o sentimento de rejeição quando você demonstra que está afim de uma amizade com alguma pessoa ou grupo.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo passa... inclusive maus sentimentos e se voltarem passarão de novo. meu quase namorado é um aspie. estou apaixonada por ele. sei que ele tb está por mim, mas ainda tem medo de vivenciar um relacionamento. mas, persisto, sei que vai dar certo. Permita-me uma citação para você e todos os que se sentem diferentes. Acredite não é só vc que se sente anormal, muitos considerados neurotipos tb rs..." A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes". (Arthur da Távola) :)

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou um aspie e, se eu tiver a oportunidade, carrego a bandeira pelo mundo afora! Esses problemas emocionais são bastante comuns e, em mim, também são bem presentes! É muito ruim lidar com isso tudo. Mas, se eu não me aceitasse como sou, se eu dissesse que "me sentir aspie é pior do que ser aspie", as coisas seriam bem piores pra mim! Confesso que até me ofendo quando alguém acha que sou um neurotípico, uma pessoa aparentemente "normal", fora do espectro autista. Vai por mim, aceitar-se é o primeiro passo pra se livrar desses sentimentos negativos, que tanto atormentam nossa vida... Mas enfim, boa sorte pra você na sua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, gostaria de bater um papo com vc a respeito disso. Sou autora e estou escrevendo um livro a respeito de um relacionamento entre um Aspie e uma neurotípica. Adoraria bater um papo para colher sua experiência. QUalquer coisa, entre em contato comigo no meu e-mail susane.m.dias@gmail.com

      Excluir
  7. Eu tenho isso, é horrível, ninguém te entende a não ser a psicóloga. Dá vontade de desaparecer do mundo!

    ResponderExcluir
  8. Namorei durante 8 anos.Casei em 2015 com meu marido e agora após 1 ano e 8 meses de convívio diário,tenho a impressão que ele é ASP.Moro no RJ,alguém indica um médico?

    ResponderExcluir
  9. O louco todos sabem que é louco menos ele próprio. Ser Asperger é a agonia de só você saber que é louco e ter que aprender a conviver com sua própria loucura, enquanto para o mundo externo você é só um estranho.

    ResponderExcluir