terça-feira, 24 de maio de 2011

Lobo Frontal Lesionado?

"O lobo frontal, que inclui o córtex motor e pré-motor e o córtex pré-frontal, está envolvido no planejamento de ações e movimento, assim como no pensamento abstrato. A atividade no lobo frontal aumenta nas pessoas normais somente quando temos que executar uma tarefa difícil em que temos que descobrir uma sequência de ações que minimize o número de manipulações necessárias. A parte da frente do lobo frontal, o córtex pré-frontal, tem que ver com estratégia: decidir que sequências de movimento ativar e em que ordem e avaliar o seu resultado. As suas funções parecem incluir o pensamento abstrato e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para ação e atenção seletiva. Traumas no córtex pré-frontal fazem com que uma pessoa fique presa obstinadamente a estratégias que não funcionam ou que não consigam desenvolver uma sequência de ações correta."

Não sei vocês, mas eu achei essa parte do trauma no córtex pré-frontal meio que LEVEMENTE similar com alguns graus de autismo/asperger. Pelo menos eu me identifiquei pacas com essa passagem. XD

6 comentários:

  1. Olá, eu gostei muito do seu blog, me identifiquei com algum dos sintomas do Aspie, sou estudante de psicologia e gostarria que você desse uma lida no meu blog, as pessoas não gostam muito dele, mas fazer o que... é http://crise-deidentidade.zip.net.

    ResponderExcluir
  2. Ei, moça!

    Descobri recentemente que tenho Asperger e tenho passado os últimos dias loucamente lendo sobre sintomas, pesquisas, relatos e parece que estou assistindo minha própria vida passar diante aos meus olhos.

    Acabei caindo no seu blog e me identifiquei muito com sua forma de escrever e de ver o mundo. Sei que isso parece bobagem, afinal você também tem Asperger, mas pra quem recebeu a novidade ontem, encontrar alguém tão semelhante em um mundo alienígina é uma grande coisa.

    Não sei se você abandonou o blog, mas se ler o meu comentário: há alguma forma de entrar em contato contigo? Queria muito trocar idéias com alguém da minha faixa etária mas que já possui mais "experiência". Mas compreenderei se não houver disponibilidade.

    ResponderExcluir
  3. voice :) ola!
    em primeiro lugar, parabéns por este blog...
    estava a fazer uma pesquisa para um trabalho, relacionado asperger e a adolescência e encontrei-o :)
    queria fazer-te algumas perguntas, achas possivel enviares-me o teu email?
    obrigada e um bjinho

    ResponderExcluir
  4. Oi Voice, me identifiquei bastante com seu blog. Tenho 26 anos e sou também um aspie. Quando for possível dá uma passada no meu blog: http://idiossincraticoblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Voice, tudo bem?
    Acho que você abandonou o blog há anos, mas de qualquer forma, se você entrar novamente e ler esse comentário, por favor me deixe um e-mail para eu poder falar contigo ou me mande um para lygia.amorim.costa@gmail.com
    Gostei do seu modo de escrever, e gostaria tanto de conversar com alguém com Asperger.

    Obrigada

    ResponderExcluir